Quando o Amor Machuca: O Impacto dos Relacionamentos Tóxicos na Saúde Mental Feminina
- Roberta Rivas
- 13 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Um relacionamento tóxico é caracterizado por comportamentos que destroem o bem-estar emocional de uma pessoa. Esses comportamentos são manipulação do(a) parceiro(a), controle excessivo, abusos emocionais e até mesmo físicos. Em muitos casos, também envolvem padrões de comunicação destrutivos, onde os sentimentos do outro são constantemente ignorados.
As mulheres são as principais vítimas desse tipo de relacionamento, que pode ter um impacto devastador na saúde mental, podendo levar a quadros de ansiedade e depressão, além de baixa autoestima e perda de identidade.
Reconhecendo os sinais
Reconhecer um relacionamento tóxico pode ser difícil, especialmente quando estamos emocionalmente envolvidos, mas alguns sinais podem indicar que algo não está certo. Por exemplo, se sentir culpada ou a única responsável sobre os problemas do casal é um grande indicativo de manipulação emocional, principalmente quando o parceiro traz esse discurso á tona. Além disso, o controle excessivo, seja sobre suas escolhas, amizades ou rotina, e a constante crítica ou desqualificação, que mina sua autoestima e te isola do convívio com outras pessoas, são sinais claros de um ambiente tóxico. Se você percebe que está sempre tentando evitar conflitos, agradando o outro à custa do seu bem-estar, ou se sente isolado de amigos e familiares, pode ser hora de reavaliar a saúde desse relacionamento.

Caminhos para a Recuperação
Recuperar a saúde mental após um relacionamento tóxico pode ser um caminho difícil, mas é totalmente possível.
Após reconhecer que você está passando por esse tipo de relacionamento, começa um trabalho para a recuperação da autoestima perdida, para que você possa se fortalecer emocionalmente e entender qual é o melhor caminho a seguir, mesmo que esse caminho seja o fim do relacionamento.
Por mais que essa jornada seja individual, ela não precisa e nem deve ser solitária. Busque apoio de amigos, familiares ou grupos de suporte. A terapia, especialmente a psicanalítica, pode ser uma ferramenta poderosa para entender quais são os padrões que te mantêm no relacionamento tóxico e para desenvolver uma nova perspectiva sobre si mesma.
Lembre-se, você merece estar em um relacionamento onde o respeito, o carinho e o apoio mútuo sejam a base.